domingo, 24 de abril de 2011

Freemind



Nesses dias por aqui, deu para pensar em algumas coisas legais, deu para esquematizar mais ou menos como estruturar algumas coisas.

E para facilitar essas tarefas tenho usado o Freemind (http://va.mu/CCY).

Para sistema com sabor Debian,

$ apt-get install freemind

Conheci esse programa há quase três anos atrás com o povo do ponto de cultura JuntaDados (http://va.mu/CCa). Era engraçado que logo no vidro do lab, que ficava no prédio da pós da UNEB (http://va.mu/CCX), tinha uns mapas mentais associando emoções humanas com aspectos do kernel do Linux.

Curioso para saber o que diabo é isso ?
Recomendo ler sobre um trabalho chamado Emotional Kernel Panic (http://va.mu/CCZ)

Mas voltando ao programa, voltando ao Freemind.

Esse programa é bom para pessoas que possuem uma cabeça cheia de ideias e não sabem onde guardar elas, como desenvolver. Uma boa opção, já que anotar em papel é algo que no meu caso não vem funcionando bem.


Falando em ideias, acabei vendo um vídeo de um pesquisador (http://va.mu/CCb) que realiza uma pesquisa semelhante a ideia que tive de mapear aspectos da cidade.
No caso dele o objeto de interesse é o monitoramento de córregos, algo que em alguns bairros de Salvador, sobretudo bairros periféricos, é algo crítico.

Agora não sei mais sobre o que ele está usando, qual tipo de sensor sem fio e outros aspectos, o legal é que ele está usando o mesmo protocolo que pensei, o Zigbee.

E pensar que a primeira vez que vi o uso desse protocolo foi num evento de dança !

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Bom, eu sou acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Unifacs e tenho grande interesse na área de Processamento Digital de Sinais (PDS), sobretudo no estudo de sistemas não determinísticos e no processo de produção de música com o auxílio do computador.