sábado, 14 de janeiro de 2012

13, 14 ou outro dia de Janeiro


Enfim,

Existe quase uma semana que queria postar esse post mas, por tanta coisa para fazer, preterir o mesmo. Peço que leiam como se fosse lá pelo dia 13 de Janeior tá certo ?

Mas vamos lá pois, enquanto postava aqui, o randômico do meu player, o Audacius, um fork do melhor player já feito, o XMMS, tocou "Livro", do Caetano Veloso.

Fiz uma meta meio louca de ler um livro por semana.

Será ?

Já aviso que estou atrasado e devedor de um livro. Se ainda não percebeu, estamos já na segunda semana do mês de Janeiro :)

Mas alegria, alegria meu povo. Ontem terminei o livro do Darcy Ribeiro chamado "Universidade Para Quê ?".

Encontrei esse livro em um sebo e, via estante virtual, a obra chegou até meu lar, doce lar.

Fiz a leitura da obra já que uma das minhas utopias, melhor colocar metas pois falar em utopia nesse mundo reto, raso e chato é crime, deste ano é criar uma Universidade Livre e Comunal.

Então, como quero, conjuntamente com outr@s "sonhadores", fazer o negócio sem muita correria e tendo, pelo menos, a noção do que foi já foi tentado/feito de interessante aqui em Pindorama.

Estou a ler, textos que abordem sobre quase tudo que foi construído durante o processo de criação da UNB, as experiências da Escola Parque, do Anísio Teixeira, as Escolas Anarquistas do início do século XX que existiram aqui no Brasil. Aliás, ideia com grande inspiração no projeto espanhol das Escolas Modernas,de Ferrer y Guardia.

Um outro projeto que tenho olhado com grande atenção são os Ginásios Vocacionais da professora Maria Nilde Mascelani. Interessante fazer o paralelo com as Escolas Itinerantes do MST e o trabalho da Bolsas Operárias de Fernand Pelloutier e as relações entre educação e revolução à luz da autonomia operária.

Para mais trabalhos a respeito do Ginásio Vocacional, recomendo fortemente a Tese da Mascelani abordando sobre esse trabalho realizado em meados da década de noventa do século passado com o projeto INTEGRAR junto aos metalúrgicos

Será um fim de semana de boas leituras :)

ps: Neste final de semana, o do dia 15 de Janeiro comecei o fichamentos das novas aquisições. Mas aí é papo para outro post

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Bom, eu sou acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Unifacs e tenho grande interesse na área de Processamento Digital de Sinais (PDS), sobretudo no estudo de sistemas não determinísticos e no processo de produção de música com o auxílio do computador.