domingo, 20 de outubro de 2019

Catto

Do jeito que as coisas andam, talvez a arte seja um alento. Nessa última sexta-feira, naquele pequeno oásis, do Goethe Institut, tive a experiência de ver pessoas sendo quem elas sempre foram, sem medo de serem felizes, sem medo de sofrerem alguma violência.

Recebi um abraço de dois ex colegas de trabalho que nem consigo descrever os gigantescos processos de assédio, de escárnio e vilipêndio que sofreram por trinta e cinco anos por serem pessoas que amam outras pessoas.

Nós, petroleiros e petroleiras, somos verdadeiros animais políticos, no sentido latto do termo. Por isso, há muito tempo não ficava tão agradecido pelo abraço e pelas palavras que um dele proferiu no meu ouvido diante de tudo que estamos vendo diante dos nossos olhos.

E tudo isso só foi possível porque ali, naquele momento, acontecia o show " O Nascimento de Vênus", do Filipe Catto.

Talvez esse país não mereça a classe artística que temos, não mereça a beleza que eles gentilmente compartilham conosco. 

Mas, também tenho certeza que não podemos crer que temos 60 milhões de fascistas, que a desesperança venceu todos nós. Só estamos vivendo um período tenebroso por causa do desespero e da desilusão de 60 milhões de pessoas, totalmente iguais a mim, de carne, ossos, erros e acertos. São as mesmas pessoas que elegeram o PT por mais de uma década.

Por isso, precisamos, mais do que em qualquer outro tempo da modernidade brasileira, do sopro singelo e fortalecedor da arte para que assim seja possível a gente respirar, agir e transformar radicalmente tudo ao nosso redor. E essa transformação não pode ser com amolando os dentes no gume na faca, tem que ser, semi parafraseando Catto em " Eu não quero mais", com gestos firmes , dignos e macios.

Obrigado Catto.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Bom, eu sou acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Unifacs e tenho grande interesse na área de Processamento Digital de Sinais (PDS), sobretudo no estudo de sistemas não determinísticos e no processo de produção de música com o auxílio do computador.