De volta depois dessses dias na maior corrida da paróquia, tanto no trabalho para pagar os dias do ESC como também até hoje em Santiago.
Que boa foi essa viagem, e olha que quase dei xabú na hora H e queria ficar por aí na paróquia soteropolitana. Mas falo paróquia no bom sentido e não no sentido de provincianismo :)
Enfim, como vcs todos, os milhões e milhões que seguem o RSS deste humilde blog, fui a terra de Allende e http://pt.wikipedia.org/wiki/Violeta_Parra , por dois motivos:
O primeiro era participar dos cursos e das palestras que iriam rolar na V Escuela de Verano Latino Americanade Robótica.
O segundo objetivo seria ir e ver como andam as coisas no Chile, entender um pouco o que foi o movimento estudantil pós 2006, com os Pinguinos e depois com a ecatombe deste ano. Enfim, fazer uma pesquisa de campo, conversar com @s diversos atores e começar a ter material para a construção do doc do CMI sobre este movimento.
Desde já falo que ambas os objetivos foram alcançados, e ainda deu para conhecer pessoas bem legais, legais para estreitar os laços de uma ciência em rede e sul-sul para que a nossa região torne um lugar melhor.
Assim como essa escolha é, mais que tudo uma opção política, assim também é, tentar entender os aspectos que cercam o exemplo d@s estudantes do Chile. Ver como nossos hermanos e hermanas se articularam para questionar a estrutura social do seu país faz com que nós, aqueles que almejam menos desigualdade aqui no Brasil, é uma ótima oportunidade de rever estratégias, repensar posicionamentos e principalmente ver que sonhar e tentar transformar esse sonho de um mundo melhor na prática é possível. Um legítimo
Volver a Los 17 !!!!!!
Pela primeira vez , peguei um caderninho e escrevi tudinho que pensei quando estava por lá. E pensem, a coisa ficou fluida e tão grande que "sirve para un libro"
Gracias,
Hasta luego !
Ps: http://www.youtube.com/watch?v=zcZwN1P4Leg
Nenhum comentário:
Postar um comentário