Hoje, pela manhã, acabei lendo e vendo algumas coisas sobre a Universidade. Não foi sobre a Universidade que estou matriculado, e sim sobre este tipo de instituição.
Tudo isso começou com uma indicação de vídeo que me foi passada em uma das mil milhões de lista que participo. Fui com ceticismo ver este material pois não tenho muita paciência para algumas coisas, quase todas, que o Fora do Eixo escreve.
Mas sou daqueles que prefere ouvir, ler o que as pessoas escrevem do que criticar por criticar. Enfim o vídeo vale a pena :)
Enfim, acabei tentando rever coisas antigas que tinha passado há algum tempo atrás. Impressionante como algumas pessoas pararam de pensar sobre este assunto e há alguns anos eram bem ativas.
Lembro da ocupação da USP em 2007 e das ocupações das Federais neste mesmo ano, que culminou com a invasão da Reitoria da UFBA pela Polícia Federal, e ainda a Ocupação do CEFET ainda em 2005.
Revendo essas coisas não teve como não cair em temas como a "Reforma de Córdoba", "Pacto de Bologna" e outras coisitas que no fundo servem para a construção da resposta para uma pergunta que vira e mexe aparece em minhas pesquisas:
É possível outra coisa que não essa delinquência acadêmica existente ?
Parafraseando um pouco Pablo Ortellado ¹, é possível a existência de uma instituição diferente e que não sirva somente para a distribuição de competências mais bem remuneradas que irão subordinam, aliás subjugar, outras formas de trabalho ?
Como tão bem disse Tragtenberg ², a instituição de educação superior mascara uma seleção sócio-econômica preexistente, e mesmo com a universalização deste ensino, não já passou da hora da construção de outras possibilidades além do simples suprimento das necessidades do mercado e da "meritocracia" às avessas dos que sempre tiveram as melhores oportunidades e manutenção das vantagem ?
Indo além, além do óbvio e da ilusão do cotidiano, tento ir no sentido da real necessidade de instituições como essas quando práticas como o "open learning" surge como algo a ser olhado de forma crítica, para além da visão mercantil embebida em quase todas as estratégias de ensino à distância.
Sugiro ainda este canal do youtube com alguns vídeos sobre o tema e para maior aprofundamento este paper.
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[1] ORTELLADO, P. ; CARLOTTO, M.C. . A esquerda tem uma política para o ensino superior e para a ciência?. Margem Esquerda, V. 1, p. 103, 2007.
[2] TRAGTENBERG, M. Sobre Educação, Política e Sindicalismo. São Paulo: Corte; Autores Associados, 1990, p.130.
sábado, 17 de novembro de 2012
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Quem sou eu
- Colombiano
- Bom, eu sou acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Unifacs e tenho grande interesse na área de Processamento Digital de Sinais (PDS), sobretudo no estudo de sistemas não determinísticos e no processo de produção de música com o auxílio do computador.
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