Estava meio cansado do visual retrô do XMMS. Então achei melhor dá um trato no bichinho que, merece um pouquinho de beleza, ainda mais agora que o projeto lançou uma versão nova (1.2.11).
Para quem não sabe essa nova versão é, na verdade, uma soma das modificações feitas de 2004 até ano passado. A quem interessar e quiser ver o que foi mudado, o changelog pode ser encontrado lá na página oficial do programa.
Parece que esse é o passo fundamental para tirar o Xmms do ostracismo pelo qual vêm passando desde 2006, ano em que uma das grandes distribuições no mundo Linux, a Gentoo, retirou dos seus repositórios oficiais o Xmms, o mesmo sendo feito pelo povo do Slack no ano seguinte. Uma pena por que existem formatos de áudio que somente podem ser lidos no mundo Gnu/Linux por plugins portados somente no Xmms como por exemplo músicas do Megadrive ou do Nintendinho.
Têm gente que gosta ... Eu por exemplo!!
Além disso não sei, acho som dele mais encorpado do que nesse players mais novos, tipo o atualmente badalado Audacious. Quando coloco a saída do laptop no receiver a diferença entre esses players é gritante em prol do Xmms. Todavia para mim que sou meio paranóico com o consumo da CPU, o Xmms po usar a GTK+1x , o Xmms é muito mais leve que o Audacious(usa GTK 2)...
Existe muita discussão a respeito de se o XMMS é um programa superado ou não... ou mesmo se ele é insuperável. Enfim não vou entrar no mérito da questão...
Como diz o meu colega de trampo: Quem quiser que dê o cú... Só não queiram comer o meu ...
Mais a discussão nem era essa, vou colocar aqui um comandinhos para dá uma melhorada no Xmms no que tange a parte visual.
Por default a Gtk usa a fonte em um tamanho que eu acho grande demais, se a gente reduzir um pouquinho a coisa fiica mais apresentável. Para tal intento basta:
# vim /etc/gtk/gtkrc.utf-8
Depois aonde estiver 120 coloca-se 80. Pronto a coisa fica bem melhor.
Outra dica é mudar o skin do bichinho por algum skin do winamp. Se vossa mercê quiser trocar duas vezes no dia seu skin durante um ano e não quiser que ocorra repetição basta seguir a sequência de comandos e em seguida digitar Alt+S e escolher um ou mesmo colocar em random um dos quase 700 skins deste pacote.
# wget http://easylinuxguide.com/downloads/xmms-skins/xmms-skins-elg.tar.gz
# cp xmms-skins-elg.tar.gz /home/usuario/.xmms/Skins/
# cd /home/usuario/.xmms/Skins/
# tar -xvzf xmms-skins-elg.tar.gz
Um exemplo de skin contido neste pacote é este aqui:
segunda-feira, 31 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Colombiano
- Bom, eu sou acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Unifacs e tenho grande interesse na área de Processamento Digital de Sinais (PDS), sobretudo no estudo de sistemas não determinísticos e no processo de produção de música com o auxílio do computador.
Um comentário:
bateu a nostalgia, ahora. vo dar um abraço no meu atari 2600...
Postar um comentário