Para quem quiser brincar com R e dados genômicos pode dar uma olhada nos dois repositórios abaixo.
Uma boa massa de dados para ir brincando neste período de férias. Uma boa seria ir entendendo a filosofia do Bioconductor.
Para começar e não ficar apenas brincando com os dados seria uma boa a leitura deste artigo e este livro aqui se quiser aprofundar um pouco mais. Um ótimo começo, no meu caso, foi adentrar neste tema por aqui.
Mas não se engane que a disponibilidade de "Big Data" não significa que não precisamos mais do método científico e outras coisitas mais. Parece bobagem lembrar disso mas o que tudo indica, nestaa era dos Petabytes, as pessoas meio que ficaram Petaimbecis/Petaignorantes.
Falo isso para não acontecer de vocês se charfurdarem em um montanha de fezes e fazer que nem a Wired. É incrível como torpemente escreveu o editor chefe deste "tablóide geek"... Quantas vezes foram escritas a palavra Google... Espero que vocês não pensem ciência utilizando a lógica do "With enough data, the numbers speak for themselves".
Isso é pura pequenês intelectual. Método científico faz com que os dados tenham a chance de falar, passa contexto as montanha de dados que temos disponíveis.
Hipótese, modelo, teste, etc são coisas que não devem sair de moda :)
Uma olhadinha nesta obra é sempre bom de vez em quando.
Pois é homeboy, a gringada muitas vezes derrapa e viaja na última novíssima maionese da vez.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Colombiano
- Bom, eu sou acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Unifacs e tenho grande interesse na área de Processamento Digital de Sinais (PDS), sobretudo no estudo de sistemas não determinísticos e no processo de produção de música com o auxílio do computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário